Índice deste artigo:

homem-incontinencia

A chegada da velhice é encarada por muitas pessoas com dificuldade, principalmente pelo surgimento dos primeiros sinais da idade e de algumas doenças comuns a essa fase da vida. Para os homens, um problema bastante habitual na chegada da terceira idade é a perda de controle da urina, que acarreta problemas de saúde e até mesmo psicológicos.

"A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, ou seja, a saída de urina sem nosso desejo. Isso acarreta um problema higiênico pela presença constante de urina nas roupas e um constrangimento social, pois a pessoa sente-se envergonhada com a situação de ter roupas molhadas e odor de urina. Por isso, pessoas com incontinência urinária tendem a evitar o convívio social", explica o médico urologista Rogério Simonetti Alves.

Saiba mais sobre a perda de controle da urina em homens e suas implicações na entrevista completa com o especialista.

 

A incontinência urinária pode atingir homens de diferentes idades ou ela acontece apenas em fases mais avançadas da vida?

É um problema que pode atingir homens de qualquer idade, mas é mais comum nos idosos pela associação de vários problemas de saúde.

 

Por que a incontinência é mais comum nos idosos? Quais são os fatores?

Muitas doenças ligadas à incontinência são mais comuns com o avanço da idade: doenças neurológicas (derrame, doença de Parkinson, Alzheimer), doenças metabólicas (diabetes), doenças da próstata e da bexiga. O uso de medicações pode agravar o problema, como, por exemplo, os diuréticos, usados para hipertensão arterial e problemas cardíacos. Algumas cirurgias realizadas na próstata e na bexiga também podem gerar a incontinência. Em muitos casos, existem causas associadas levando à incontinência.

Publicidade