Índice deste artigo:

homem-nodulos-test

O câncer de testículo é uma doença muito rara que ocorre em 2 a 3 casos a cada 100.000 homens na população, com maior incidência em brancos do que em negros. Não raramente um médico pode nunca ter visto um caso na sua vida profissional e até um especialista pode ver poucos casos durante sua vida.

Apesar disso, é necessário estudar bem a situação para que se possa tratar o paciente sem erros no diagnóstico ou no planejamento terapêutico, o que pode comprometer o sucesso do tratamento e diminuir a chance de cura.

"Hoje em dia, há um planejamento padrão para que se trate o paciente com o máximo de eficiência. As sociedades de especialistas têm normas para diagnóstico e tratamento muito bem estabelecidas, sendo que o tratamento pode ser multidisciplinar, exigindo a competência do cirurgião (urologista ou cirurgião oncológico, oncologista clínico e o radioterapeuta). Vale ressaltar que pacientes que usaram maconha são reconhecidos como pacientes que têm o dobro de risco para desenvolverem câncer de testículo", afirma o médico urologista Francisco Paulo da Fonseca.

Saiba mais sobre os sintomas de nódulos e dor nos testículos e tire suas dúvidas sobre o tema na entrevista completa com o especialista.

 

Os nódulos nos testículos, quando aparecem, são acompanhados de dor ou não necessariamente?

Não necessariamente. Porém, massa no testículo, sem dor ou com discreta sensação de dor, deve ser entendida como câncer de testículo. Um nódulo no testículo deve ser considerado câncer de testículo até prova do contrário, principalmente em homens dos 15 aos 35 anos, já que é o câncer mais frequente nessa faixa etária.

Geralmente, os pacientes relatam aumento progressivo do testículo e, na maioria das vezes, em semanas ou meses. Outras manifestações importantes associadas a esse diagnóstico são a massa palpável abdominal ou aumento súbito do volume abdominal, que também devem ser investigadas acerca de câncer de testículo. Geralmente, a causa da massa abdominal é de origem testicular e isso ocorre porque esse câncer causa metástase para o retroperitônio. Pode existir massa abdominal de causa tumoral testicular, sem que seja encontrada uma lesão primária no testículo. Esses sintomas, frequentemente, se confundem com outras urgências médicas, daí a importância do diagnóstico, especialmente do urologista.

Publicidade