Índice deste artigo:

maos-notebook

As lesões por esforço repetitivo, muito associadas a tarefas profissionais e domiciliares, como digitar, cozinhar, lavar e costurar, estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. No entanto, quase sempre as dores causadas por essas lesões são subestimadas, o que pode agravar o quadro e exigir, inclusive, um procedimento cirúrgico.

"Em alguns casos, o médico pode recorrer ao procedimento cirúrgico, mas em geral é o último recurso. Na grande maioria dos casos, um trabalho fisioterapêutico de qualidade, que inclua o tratamento clínico da lesão, a readaptação das atividades e a reeducação dos movimentos, produz resultados muito satisfatórios e duradouros", explica a fisioterapeuta Patrícia Brigidio.

Apesar de estarem entre algumas das principais causas de dores na região dos punhos e das mãos, as lesões por esforço repetitivo estão longe de serem as únicas. Além delas, existem outras origens comuns, como a famosa síndrome do túnel do carpo, a doença do "dedo em gatilho", doenças reumáticas e neurológicas.

Saiba mais sobre as principais causas das dores nos punhos e nas mãos e descubra como é importante tratar a origem do problema precocemente.

Publicidade