Índice deste artigo:

idosa-com-cabeca-deitada-na-parede

Hoje, dia 30 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, e um dos objetivos da criação desse dia é informar a população sobre esse problema, que, segundo o Ministério da Saúde, acomete 12 milhões de brasileiros.

O reumatologista Danilo Carreiro Teves explica que o termo reumatismo vem do grego "rheuma" e se refere a várias doenças inflamatórias, não traumáticas, de músculos, ossos, ligamentos, tendões e até de órgãos internos, como rins, pulmões, sangue, etc. Trata-se de um termo muito genérico que atinge vários problemas.

São catalogadas mais de 200 enfermidades, estudadas como reumatismo, sendo a mais frequente a artrite reumatoide.

Segundo Dr. Danilo, os reumatismos podem ser de origem imunológica, como lúpus, artrite reumatoide, etc., ou de outras origens, como degenerativas, metabólicas, fibromialgias, etc. As lombalgias, tendinites, bursites também são tratadas pelo reumatologista. "Os primeiros sintomas são dores articulares com edema e sinais inflamatórios nas articulações, e o ideal é sempre procurar o médico nos primeiros sintomas", explica ele.

Não é só a dor articular que pode refletir o início de "reumatismo". Outros sintomas aparentemente estranhos são sinais de reumatismo, como, por exemplo, boca seca e olho seco, aftas recorrentes, fraqueza muscular intensa, fibrose ou endurecimento da pele, dos pulmões, do estômago, sinais de nefrite, paralisias, etc.

Publicidade