Índice deste artigo:

BotulismoO que é botulismo?

É uma doença que pode afetar o homem e que se manifesta como uma toxinose (intoxinação, intoxicação). Significa que se trata da ação de uma toxina produzida por uma bactéria. Essa bactéria é denominada de Clostridium botulinum.

 

Quais as causas?

São várias, que são conhecidas como:

1. Botulismo alimentar: Acontece quando a bactéria que produz a toxina botulínica está presente em um alimento que tem características que favorecem o seu desenvolvimento. Enquanto se multiplica, essa bactéria produz a toxina, que então está presente no alimento. Essa toxina é termolábil, ou seja, é destruída pelo calor. Se o alimento for ingerido sem aquecimento prévio, o consumidor poderá apresentar essa manifestação da doença.

2. Botulismo por ferimento: Acontece quando a bactéria, que está presente no meio ambiente, entra em contato com partes um pouco mais profundas do corpo de um indivíduo – como, por exemplo, quando alguém se machuca pisando em um prego que apresenta essa bactéria, o que pode causar uma infecção localizada, uma ferida mais profunda. Ao se multiplicar, a bactéria produz uma toxina que afeta o indivíduo. Segundo médicos especializados, em botulismo, esses ferimentos podem acontecer em outros lugares, como, por exemplo, em dentes cariados, causando inflamações na gengiva ao redor do dente ou em volta de sua raiz. Mas é importante observar que esses ferimentos podem acorrer devido a outras bactérias, como a que causa o tétano.

3. Botulismo infantil: Acomete, apenas, bebês de até um ano de idade. No intestino há várias bactérias (microbiota intestinal) que são benéficas, estas vem do consumo de produtos com esses microrganismos, como iogurte e similares, denominados de probióticos, que têm a finalidade de manter essa microbiota e ajudar no combate de bactérias que possam causar doenças intestinais.

Nos bebês, essa microbiota de proteção não existe, portanto, eles não têm uma barreira biológica natural que impeça o desenvolvimento da bactéria, que produz a toxina botulínica. Caso haja infecção no intestino desse bebê, a bactéria botulínica se desenvolve, produzindo a toxina que causa a doença.

O botulismo infantil é uma das causas de morte súbita em bebês, por não conseguirem relatar os sintomas da doença.

É importante lembrar que essa bactéria está no meio ambiente (solo, poeira e até no mel, pois as abelhas que coletam néctar podem levá-la para a colméia e, assim infectar o mel).

4. Botulismo por causa indeterminada: Em alguns casos o adulto pode desenvolver o botulismo, caso ele tenha alterações profundas na microbiota intestinal (caso dos bebês), ferimentos não perceptíveis, sem inchaço e inflamação visível, ou ainda, em situações em que a bactéria botulínica penetre órgãos internos, como pulmão e pâncreas. Se a bactéria tiver acesso a essas partes ela é capaz de se desenvolver e produzir toxinas que manifestem a doença.

Publicidade