Índice deste artigo:

Diarreia e intoxicação alimentar no verãoO que é diarreia?

Diarreia é definida como o aumento do número de evacuações, acompanhado da diminuição da consistência das fezes. Do ponto de vista clínico ela pode ser dividida em diarréia aguda e crônica. A diarréia aguda caracteriza-se pelo início súbito, sendo a forma mais frequente de apresentação no verão. O que causa a diarreia aguda é a ingestão de alimentos contaminados, sendo definida como intoxicação alimentar.

 

Quais são os sintomas?

Junto com a diarreia, o quadro clínico da intoxicação alimentar inclui náuseas, vômitos e dor abdominal que varia em intensidade. Os sintomas aparecem em um período que varia de 6 a 24 horas após a ingesta dos alimentos contaminados. Em um grande número de casos os sintomas predominantes são náuseas, vômitos e dor abdominal sem diarreia.

 

Por que as pessoas estão mais suscetíveis à intoxicação alimentar no verão?

Observamos maior suscetibilidade à intoxicação alimentar nos meses do verão e no final da primavera, porque as temperaturas e a umidade do ambiente estão mais altas, dificultando a conservação dos alimentos. Nesta época, os cuidados para evitar a contaminação microbiológica dos alimentos devem ser redobrados. As crianças menores e os idosos são mais suscetíveis às complicações da intoxicação alimentar em decorrência da possibilidade de desidratação.

Publicidade