Índice deste artigo:

Dor abdominalDor na barriga é uma queixa comum. Apesar disso, cólicas abdominais podem esconder doenças potencialmente graves e devem, sempre que possível, ser avaliadas por profissional da área de saúde. A dor no abdome pode ser classificada de acordo com o início (súbito ou gradual), o tipo (constante ou em cólicas) e a localização (localizada ou difusa). Recomenda-se medir a temperatura de qualquer pessoa que esteja sofrendo dor abdominal.

A causa mais comum de dor abdominal, tanto em adultos como em crianças, é a indigestão resultante do excesso de comida ou da ingestão de comida estragada. Na maioria dos casos, a indigestão cessa gradualmente e em poucas horas. Antiácidos podem ajudar.

Indigestão não causa com febre. A gastroenterite é outra causa comum de dor na barriga, podendo ser causada por intoxicação alimentar, alergias alimentares ou infecções. A dor pode surgir subitamente, acompanhada de náuseas, vômitos e diarréia. Se a gastroenterite for causada por infecção, pode ocorrer febre.

Publicidade