Índice deste artigo:

FoliculiteO que é foliculite?

A foliculite é uma inflamação na unidade pilosa (no local aonde fica o pêlo).

 

Quais são os tipos e as causas?

O processo da inflamação pode ser decorrente de uma irritação local, como por exemplo, a depilação com gilete ou com cera; pode ser devido ao "corte" do pêlo junto à pele, como por exemplo pela calça jeans muito apertada. Neste caso, quando o pêlo começa a crescer de novo, acaba "encravando" porque ele está alterado ou fraco e não consegue ultrapassar a pele.

Sua permanência abaixo da pele, cujo período pode inclusive estar crescendo, leva a um processo de "rejeição" e consequente inflamação ou até a uma infecção, como no caso de uma doença chamada foliculite de barba, da nuca ou há um quadro ainda mais intenso chamado hidradenite. Alguns casos podem sofrer contaminação por bactérias evoluindo para abscessos (coleção de pus) que necessitam tratamento com antibióticos e mesmo, cirúrgico. Há infecções por fungos, as micoses. No cabelos nas crianças, se não tratado logo, pode levar a perda permanente, deixando áreas sem cabelos. Tem grande potencial de contaminação entre as crianças.

 

Quais os sintomas?

Se for uma inflamação leve, pode não haver sintomas, mas a pessoa consegue ver os pêlos "encravados". A medida que a inflamação piora os sintomas vão de uma leve coceira e/ou ardência, até uma dor leve, moderada a intensa. Nos quadros mais graves há vermelhidão e calor local podendo ficar bem "inchado" e chegando até a um quadro sério que necessita a intervenção do médico para o esvaziamento da coleção de pus.

Publicidade