Índice deste artigo:

HipocondriaO que é hipocondria?

Trata-se de uma interpretação errônea de sensações corporais corriqueiras, que são percebidas como anormais, levando ao medo e à crença de se estar gravemente doente. A atenção é geralmente voltada para um ou dois órgãos ou sistemas do corpo. Embora atualmente seja categorizada como uma entidade clínica separada (F45.2 da CID-10), sabe-se que sintomas hipocondríacos existem também em outros quadros psiquiátricos (depressão, por exemplo) ou mesmo como um traço de personalidade presente em maior ou menor grau na população geral.

 

Quais são as causas?

Nesse complexo campo é mais adequado falar em mecanismos de formação de sintomas do que propriamente em causas específicas. É sugerida uma etiologia multifatorial.

A amplificação das sensações corporais, uma atenção exacerbada sobre sensações corporais geralmente comuns, é um dos mecanismos frequentemente mencionados. Outro mecanismo é o da “necessidade de ser doente”. Haveria um apego ao papel de doente, que confere aos pacientes uma certa identidade (a de doente), além de diminuir expectativas antes depositadas neles e possibilitar algumas vantagens, o chamado ganho secundário.

Mecanismos masoquistas, ligados a sentimentos inconscientes de culpa e a um certo orgulho de suportar o que poucos suportariam, também estão presentes.

Fatores biológicos (como, por exemplo, os genéticos), embora ainda não se tenham dados precisos, são também aventados.

Publicidade