Índice deste artigo:

MaláriaMalária é uma doença infecciosa também conhecida como maleita ou impaludismo. É a doença tropical mais importante e causa um número maior de morte que qualquer outra doença transmissível, exceto tuberculose.

Um terço da população mundial vive em áreas de risco. São registrados, anualmente, meio bilhão de casos e 2 milhões de óbitos sendo a metade em crianças menores de cinco anos de idade, principalmente no continente africano. Mulheres gestantes e viajantes não imunes também são grupos de alto risco.

No Brasil, os indivíduos mais afetados são trabalhadores agrícolas ou envolvidos em extração mineral e vegetal. Também se infectam com frequência os motoristas de caminhão que possuem hábito de pernoitar nos veículos sem proteção contra os mosquitos.

 

Quais as causas?

A doença é causada por um parasita chamado plasmódio. No Brasil, existem três espécies desse protozoário que causam malária. O Plasmodium vivax é responsável por 80% dos casos e acarreta na maioria das vezes uma doença benigna. Já o P. falciparum, pode ocasionar doença grave se não diagnosticado e tratado rapidamente e é responsável por 20% dos casos. O P. malariae é um parasita pouco diagnosticado (menos de 1% dos casos) e causa normalmente doença benigna.

Publicidade