Índice deste artigo:

OsteoartroseO que é a osteoartrose?

Osteoartrose (OA) ou osteoartrite é uma doença articular crônica caracterizada por degeneração da cartilagem articular e do osso subjacente, caracterizada por dor, incapacidade e progressiva diminuição da função articular.

 

Quais as causas?

A idade, obesidade, sexo e, em alguns casos, anormalidades congênitas são fatores de risco bem estabelecidos para a OA. Ainda são incluídos a densidade óssea, fatores nutricionais (antioxidantes), doença metabólica e fatores genéticos como importantes variáveis que podem contribuir para o desenvolvimento da OA por meio de seus efeitos sobre o metabolismo sistêmico sobrepujando os efeitos locais sobre a estrutura articular. Além de fatores como o grau de atividade física, síndrome de hipermotilidade, trauma articular e desordem muscular.

 

Quais os sintomas?

Dor articular, rigidez e instabilidade articular são os principais sintomas. OA é uma condição muito incapacitante, tanto física como psicossocialmente.

A disfunção física gerada pela dor e a perda da capacidade funcional reduzem a qualidade de vida e aumentam o risco a longo prazo de morbidade e mortalidade.

 

Como é feito o diagnóstico?

Existem critérios para o diagnóstico da OA, e entre esses estão: critérios clínicos, laboratoriais e radiográficos. São classificados como pacientes com OA aqueles que apresentam dor associada a pelo menos dois dos três critérios a seguir: osteófitos, estreitamento do espaço articular e taxa de sedimentação dos eritrócitos menor que 20 mm/h. Esses são os critérios indicados pelo American College of Rheumatology (ACR).

 

Há cura?

Não há cura, mas há tratamento e prevenção. 

Publicidade