Índice deste artigo:

EpicondiliteEpicondilite é um termo geral utilizado para descrever inflamação, dor ou sensibilidade na região do epicôndilo lateral ou medial do úmero (o osso do braço). Os epicôndilos são duas saliências ósseas localizadas no cotovelo, onde se inserem os tendões extensores (que fazem o movimento de elevação da mão) e os flexores (que fazem o movimento oposto). A denominação de lateral e medial vem da posição anatômica: com a palma da mão voltada pra frente, medial é o que está mais próximo ao corpo; lateral é o que está mais distante.

A causa mais frequente de epicondilite está relacionada com esforços repetitivos. A sobrecarga ocasionada durante as partidas de tênis (especialmente durante a manobra de backhand) pode levar à epicondilite lateral, motivo pelo qual esta é conhecida como “cotovelo de tenista”. A flexão repetitiva do punho durante o swing do jogo de golfe pode causar a epicondilite medial, esta por sua vez recebendo a denominação de cotovelo de golfista. Outros profissionais de áreas não relacionadas ao esporte, como cabeleireiros, dentistas, usuários de computador e donas de casa, também podem apresentar o quadro.

Os pacientes geralmente se queixam de dor na área próxima ao epicôndilo lateral ou medial, podendo esta se irradiar para cima ou para baixo. A dor também pode aparecer durante movimentos do punho ou da mão, como o ato de abrir uma maçaneta, carregar uma maleta ou sacola pesada ou aperto de mãos. Eventualmente pode haver inchaço no local.

Publicidade