Índice deste artigo:

VideolaparoscopiaLiteralmente, laparoscopia significa “olhar dentro da cavidade abdominal”. O significado consagrado atual é o de cirurgia minimamente invasiva por meio de instrumentos ópticos e pinças especiais que entram por pequenos orifícios no abdome ou no tórax (toracoscopia) para a realização de diversos procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

A laparoscopia foi imaginada já no século XIX e iniciada rudimentarmente na primeira década do século XX na Europa. Só adquiriu grande impulso, no entanto, a partir de meados dos anos 1980, quando foi fabricada pelos japoneses a microcâmera, o que deu início ao que praticamos desde então, a videolaparoscopia.

Os cirurgiões são os médicos treinados para realizar as cirurgias abertas ou endoscópicas, nas quais se inclui a cirurgia laparoscópica. Isso os cirurgiões (urologistas, ortopedistas, gastrocirurgiões, cirurgiões infantis, etc.) aprendem durante sua formação, na residência médica, e em cursos especiais de treinamento, geralmente utilizando animais de experimentação.

Publicidade