Índice deste artigo:

SarampoO sarampo é uma doença exantemática, viral aguda, altamente infecciosa, e, apesar de existir uma vacina eficaz contra a doença, ela continua sendo uma causa importante de mortalidade em crianças. Em 2007 o sarampo foi responsável por 197 mil mortes em todo o mundo.

É transmitido por via respiratória, através de aerossóis de saliva e secreções nasais, produzidos por indivíduos infectados ao tossir, espirrar, falar ou respirar, espalhando-se por dispersão de partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados. O período de maior transmissibilidade da doença se dá entre o 2º dia antes e o 2º depois do aparecimento do exantema.

Os primeiros sintomas do sarampo aparecem 7 a 14 dias após exposição ao vírus e inicia-se com febre de moderada a alta (acima de 38ºC), mal-estar, anorexia, tosse em geral seca e irritativa, coriza e/ou conjuntivite. Essa fase é altamente contagiosa e, no fim desse período, podem aparecer na mucosa bucal pequenas manchas branco-azuladas rodeadas de áreas vermelhas. Um exantema maculopapular generalizado surge após 14 dias da exposição. Inicia-se com manchas discretas no nariz e atrás da orelha, que se espalham primeiro pelo troco superior, depois pelo inferior e extremidades. A febre e o exantema permanecem por 3 e 6 dias, respectivamente.

A doença é muito comum na infância e tem grande impacto na saúde pública devido à sua gravidade, que se dá pela ocorrência de infecções secundárias, decorrentes de uma combinação de má nutrição, comprometimento imune e a idade em que ocorre. Pode levar a complicações como otite média, pneumonia, diarreia, encefalite e morte. As infecções respiratórias são as mais frequentes complicações, seguidas de bronquite severa com morbidade e mortalidade significativas.

Publicidade