Índice deste artigo:

Obesidade e diabetesQual a diferença entre o diabético que contraiu essa doença por causa da obesidade e um que já nasceu com ela?

A incidência do diabetes tipo 2 aumenta à medida que as pessoas ganham peso, principalmente se já têm outros membros da família, como pai, mãe, avós, com diabetes tipo 2. Se considerarmos que no Brasil temos aproximadamente 9 milhões de pessoas com diabetes tipo 2, cerca de 75% dos casos são em pessoas que detêm um certo grau de obesidade, com índice de massa corpórea acima de 28. Ou seja, nos magros com peso dentro do índice normal, a incidência é de 25%. Isso ocorre porque, além da deficiência relativa de produção de insulina, há uma resistência à ação da mesma.

 

A obesidade é um fator importante para desenvolver o diabetes? Por quê?

Sim. A obesidade é um dos fatores componentes da síndrome metabólica, que envolve a presença de resistência insulínica e, por conseguinte, predispõe à hiperglicemia, a médio/longo prazo, precipitando o aparecimento do diabetes.


Uma pessoa pode ser considerada obesa com quantos quilos? Quando ela começa a correr riscos de saúde?

A diferença daqueles que têm diabetes ao nascer, ou então quando ainda crianças, ou mesmo jovens, é que eles têm geralmente o diabetes tipo 1, em que há uma falta quase total de produção de insulina, por fenômenos imunológicos e genéticos, e para estes o tratamento é diferente, tanto clínico como cirúrgico. Felizmente representam apenas 10% de todos os doentes diabéticos.

Publicidade