cárieQue o açúcar é um agente que causa cáries é algo de conhecimento geral. O que nem todos sabem é que, como diz a propaganda de um creme dental, há pelo menos doze problemas bucais em torno dos dentes, dos quais as cáries não são o mais importante.

 

A gengivite ou inflamação das gengivas, com ou sem sangramento, pode conduzir à perda de dentes devido à diminuição da densidade dos ossos onde eles estão inseridos.Mau hálito, aftas ou inflamações da mucosa bucal, desarmonia facial devido a divergências do crescimento entre a maxila e a mandíbula, os problemas bucais são praticamente infinitos, merecendo sempre uma atenção especial com visitas periódicas ao dentista para evitar seu surgimento ou agravamento.

 

Devemos comemorar a Páscoa?

Claro que devemos, sem dúvida nenhuma. Mas tomando alguns cuidados. Evitar o consumo de alimentos de baixo valor nutricional ricos em açúcares escondidos, como salgadinhos, ketchup, refrigerantes e sucos industrializados, levando em conta que o mel e o melaço de cana também são causadores de cáries. Sem falar nas colombas e ovos de Páscoa, naturalmente.

Mas, como ninguém é de ferro, os cuidados a tomar depois de consumir alimentos plenos de açúcares continuam valendo, com várias escovações e uso de fio dental, de preferência logo após a sua ingestão.

Seguindo esses princípios, você e seus familiares estarão aptos a comemorar a ressurreição de Cristo sem problemas de consciência e, claro, sem afetar sua saúde bucal. E a Semana Santa deixará de merecer a triste alcunha de semana da cárie.

 

 

Dr. Cícero Lascala é Mestre e Doutor em Diagnóstico Bucal pela USP – Universidade de São Paulo – e Especialista em periodontia, ortodontia e ortopedia facial - E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Publicidade