Índice deste artigo:

saúde bucal

O que é tártaro?

É o resultado da calcificação da placa bacteriana que não foi removida adequadamente pela pessoa. Em termos práticos, essa placa não removida recebe banhos constantes da saliva jovem que surge todos os dias na nossa boca e que é rica em cálcio na sua composição. Esse cálcio, na medida em que interage com a placa não removida, vai endurecendo-a e formando esse depósito calcificado que corresponde ao tártaro. O tártaro colabora com um ciclo de crescimento do depósito de placa bacteriana na boca, pois sua estrutura porosa retém (nos seus espaços) novos acúmulos de placa bacteriana – aumentando o risco para a saúde bucal.

O tártaro só surge sobre os dentes ou a gengiva também pode ser atingida?

Ele se posiciona sobre os dentes, sobre as próteses e restauros e, preferencialmente, nas regiões de união entre dentes e gengivas. Dessa forma pode traumatizar mecanicamente esse tecido da boca que reveste os dentes.

 

Como sei que estou com tártaro?

Sua coloração amarelada ou amarronzada destoa da tonalidade do dente, sua textura rígida e rugosa é diferente do esmalte liso. É até mais fácil percebê-lo do que a própria placa.

tartaro

 

Publicidade