Índice deste artigo:

mulher-com-escala-de-cores-dentaisClareamento caseiro


O que é o clareamento caseiro?

Clareamento caseiro é uma técnica com indicação de uso exclusivo do cirurgião-dentista que tem como objetivo diminuir a intensidade da cor dos dentes, melhorando o seu aspecto clínico e que contribui para um ganho estético significativo ao sorriso dos pacientes.

 Como é feito o procedimento?

O procedimento consiste em utilizar um dispositivo de silicone intrabucal, feito individualmente e que encaixa perfeitamente nos arcos superiores e inferiores. Nesse dispositivo é aplicado um gel clareador de concentração variável, que, segundo a posologia indicada e um exato diagnóstico do caso, irá proporcionar o clareamento gradual dos dentes.

Quais são as vantagens dessa técnica?

A técnica é de fácil aplicação quando orientada por um cirurgião-dentista. O nível de segurança também é maior, pois podemos utilizar variadas concentrações de peróxido de hidrogênio, que constitui o agente clareador. A durabilidade dos casos realizados com essa técnica tem se mostrado maior do que a técnica de consultório. Sendo realizada sozinha, essa técnica apresenta o menor custo entre as disponíveis no mercado.

E as desvantagens?

Para muitas pessoas o fator tempo pode não ser um aliado. Como é uma técnica mediata, os resultados podem demorar um pouco mais. Necessita da colaboração do paciente para respeitar os tempos de utilização e quantidade de gel aplicada. Apesar disso, o paciente, quando bem orientado, obtém resultados interessantes. Esse é o grande motivo pelo qual a automedicação nesse segmento de tratamento pode gerar danos irreversíveis a pacientes desinformados.

Quanto tempo é necessário utilizar a moldeira?

Depende do gel utilizado. Existem dois produtos utilizados, o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida. O peróxido de hidrogênio é a forma mais intensa e mais rápida, sendo aplicado uma vez ao dia por, em média, uma hora durante 14 dias. O peróxido de carbamida é a forma mais gradual de liberação dos agentes clareadores. Normalmente ela é de uso noturno, durante o sono do paciente, por quatro horas em média. Todas as variáveis são estudadas a fim de obtermos um maior conforto do paciente e melhor resultado clínico.

Qual é a durabilidade do resultado com esse método de clareamento?

A durabilidade do tratamento de clareamento varia de acordo com as causas do escurecimento, hábitos do paciente e cuidados após o primeiro tratamento. Existem casos que, com um ano, já necessitam de reparo, mas existem casos em que, com três anos de proservação, a cor mantém as suas características do final do tratamento.

O paciente pode utilizar a técnica sempre que perceber que seus dentes estão amarelando novamente? Ou tem algum tempo de utilização máxima?

Não é recomendado esse procedimento a fim de se evitar o aparecimento de efeitos colaterais. Outro detalhe muito importante é que muitos pacientes esquecem da cor inicial e, por esse fato, desejam clarear sempre seus dentes na impressão de que eles continuam escuros. Por isso que o protocolo de tratamento exige o registro da cor inicial por meio de escalas ou fotos para fins de comparação. Existem trabalhos na literatura científica que relatam utilizações do gel de menor concentração por até seis meses em casos específicos de linhas de tetraciclina. Vale lembrar que esta não é uma regra, mas a média dos clareamentos dura de 14 a 28 dias conforme a orientação profissional.

Esta técnica deixa os dentes desgastados?

Nenhuma técnica de clareamento deixa os dentes desgastados. O esmalte e a dentina, estruturas que compõem os dentes, apresentam alterações temporárias durante o clareamento que são reversíveis após o tratamento bem conduzido, devolvendo a lisura e a dureza necessárias para o bom desempenho funcional dos dentes.

O clareamento caseiro dói ou incomoda de alguma maneira? O que fazer nesses casos?

O procedimento pode gerar sensibilidade transitória. O correto diagnóstico pode evitar a incidência desse efeito indesejável. Caso ocorra durante o tratamento, o profissional responsável pelo caso pode lançar mão da utilização de substâncias auxiliares, laserterapia e, em casos mais severos, medicação e até suspensão do clareamento.

É possível os dentes ficarem manchados com o clareamento caseiro?

A incidência desse manchamento é muito pequena, mas pode ocorrer. Em alguns casos o paciente apresenta defeitos em seu esmalte que não são visíveis com a cor atual. Após o clareamento esses defeitos podem tornar-se visíveis, o que demanda tratamentos restauradores complementares.

Pessoas com implantes podem se submeter ao clareamento caseiro?

Os pacientes com implantes e outros vários tipos de próteses fixas podem se submeter ao clareamento caseiro. O fato importante a ser colocado é que todos os tratamentos clareadores não clareiam cerâmicas ou resinas. Assim sendo, como o tratamento de clareamento somente clareia estruturas dentais, as restaurações, coroas e demais próteses estéticas devem ser trocadas após o clareamento.

 

 

Publicidade