Índice deste artigo:

Escovas de dente: quais cuidados tomar?

Escovar os dentes é um cuidado básico para a saúde bucal. Mas você sabe quais são as precauções que devem ser tomadas com a manutenção da sua escova? Confira a entrevista do Dr. Hugo Roberto Lewgoy, odontologista e professor responsável pela disciplina de Biomateriais em Odontologia da Universidade Bandeirante-Anhanguera, que explica a importância da escolha do material de higiene adequado.

 

Existe uma escova de dente ideal para cada tipo de pessoa ou para diferentes finalidades?

Sim, existem escovas ideais ou mais adequadas de acordo com a faixa etária e finalidades específicas. Por exemplo, pessoas que estão utilizando aparelhos ortodônticos, que possuem implantes dentais ou próteses odontológicas podem necessitar de escovas específicas para auxiliar na tarefa da higiene oral. Também em casos de pós-cirurgia oral e utilização de próteses removíveis, o uso de escovas específicas pode ser necessário.

Porém, existem muitos mitos e verdades que precisam ser esclarecidos quando o tema diz respeito aos cuidados ao escolher a escova dental.

O mais importante é utilizar sempre uma escova ultramacia e que possua uma grande quantidade de cerdas.

Antigamente existiam escovas dentais com cerdas duras, médias e macias. Hoje em dia as cerdas macias foram subdivididas em supermacias, extramacias e ultramacias.

Devemos utilizar sempre escovas com cerdas ultramacias para não provocar desgaste do esmalte dental (abrasão) e também para não machucar ou provocar traumatismos nas gengivas a longo prazo (isso provocaria retração gengival e sensibilidade).

Aquela história de que a escova boa é a dura porque limpa melhor é totalmente equivocada. Atualmente existe um número muito grande de pessoas no mundo que sofrem de um fenômeno conhecido como hipersensibilidade dental.

Essa dor que ocorre principalmente frente a estímulos frios é ocasionada pela retração gengival e exposição do colo gengival. Isso se deve à escovação realizada com escovas duras e pastas dentais muito abrasivas.

Ao escolher uma escova dental, devemos nos preocupar em primeiro lugar com a qualidade e quantidade das cerdas.

 

Escovas de dente: quais cuidados tomar?

Escovas de dente: quais cuidados tomar?

A escova deve ter uma cabeça pequena e com design arredondado. Deve-se observar principalmente se a escova possui uma grande quantidade de cerdas e sempre do tipo ultramacias. As cerdas devem ser planas, alinhadas e ter pontas polidas e arredondadas.

Publicidade