Índice deste artigo:

garota-piercing-boca

Os piercings são cada vez mais desejados pelos jovens, mas os pais devem ficar atentos aos perigos que eles podem trazer. Segundo a cirurgiã-dentista Tânia Higaki, os piercings no lábio e na língua podem provocar alterações teciduais e celulares em todo o tecido bucal que fica em íntimo contato com o brinco. Além disso, favorecem o acúmulo de placa e a formação de tártaro na região onde foram aplicados.

Os problemas não param por aí. Eles podem provocar inflamações teciduais e, muitas vezes, infecções locais, e outro problema comum é o hábito de mordiscar a joia, o que pode causar trincas e fraturas no esmalte do dente. Além disso, podem causar halitose, decorrente do acúmulo de placa no brinco; sangramentos espontâneos na área inflamada; a formação de granulomas no local da joia, que é um nódulo formado por reação inflamatória do organismo; e podem até mesmo originar uma reação de corpo estranho dependendo do material de que for feito o brinco.

Segundo a especialista, existem estudos investigando o desenvolvimento do câncer bucal associado ao piercing. "Ainda não está comprovado que o piercing causa câncer, mas já se comprovaram alguns casos de infecção pelo HPV (papilomavírus humano), o que pode levar ao câncer", explica ela.

Publicidade