Índice deste artigo:

mulher-tirando-siso

Eles parecem imperceptíveis por anos e anos, mas podem trazer problemas para o desenvolvimento dos seus dentes. Por outro lado, quando são removidos cirurgicamente, eles podem, em alguns casos, causar inchaço e deixá-lo com a bochecha gigantesca, comparável ao do personagem "Quico", do seriado mexicano "Chaves". Você imagina de quem estamos falando? São os dentes do siso.

O terceiro molar, conhecido popularmente como dente do siso, pode não existir em algumas pessoas, o que se chama de agenesia dentária, e é determinada por causas genéticas. Porém, o mais comum é que algumas pessoas não apresentem o dente do siso em boca, mas isso não quer dizer que elas não o possuam.

"Este dente pode apenas não ter eruptado, tornando-se um dente retido dentro do osso, e pode ter várias causas e que devem ser investigadas pelo cirurgião-dentista, pois na maioria dos casos eles devem ser extraídos", explica o especialista em Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. Angelo Luiz Freddo.

Em relação à extração do dente, o especialista completa que ela é necessária em todos aqueles casos em que o dente fica retido por algum motivo, mesmo sem sintomatologia, ou então quando ele erupta, mas provoca infecções e dores recorrentes no paciente, dificultando a higienização. Ainda há situações em que o ortodontista solicita a extração pela falta de espaço para movimentar os outros dentes.

Conheça algumas sequelas causadas pelos dentes do siso e veja algumas dicas para amenizar o período pós-operatório na entrevista completa com o cirurgião.

Publicidade