Índice deste artigo:

Cárie Infantil e a Troca DentáriaCom quantos meses o bebê começa a ganhar seus primeiros dentes?

Os primeiros dentes, em média, começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade, podendo, dentro da normalidade, ir até 12 meses. Quando os dentes aparecem depois de 1 ano, aparentemente é uma erupção tardia e que merecerá por parte dos pais cuidados em procurar um serviço especializado.

Existe uma erupção precoce que ocorre quando os bebês nascem com dentes ou quando os dentes aparecem no primeiro mês de vida. São chamados “Dentes Natais”. Estes dentes merecem um cuidado especial, pois podem apresentar diferentes situações, como estar presos por um pedículo de gengiva e, dessa maneira, se desgarrar e ocasionar danos aos bebês.

Estes dentes devem ser removidos por questões de segurança. Outros são fixos à gengiva e ao maxilar. Desta maneira podem permanecer, porém com cuidados de limpeza e higienização diária. Estes dentes mais fixos que os outros são capazes de ocasionar lesões na base da língua, a “Úlcera de Riga-Fede”, que incomoda o bebê, pois dificulta a amamentação. Nesses casos a necessidade de tratamento especializado é fundamental.

Embora sabendo a idade aproximada do aparecimento dos dentes, existem algumas características clínicas que indicam esse momento:

 

Salivação abundante;

Irritação;

Febrículas;

Diarreia;

Coceira gengival etc.

 

Todas essas sintomatologias podem coincidir com a erupção dos primeiros dentes ou ser originárias de outro fenômeno fisiológico. O importante é cuidar dos sintomas para evitar danos ao bebê, independente de sua origem, e reconhecer que, quando começam essas sintomatologias, os primeiros dentes estão próximos de aparecerem na boca do bebê.

Publicidade