Índice deste artigo:

garota-no-dentista

Usar aparelhos dentários deixou de ser uma exclusividade das crianças e dos adolescentes há muito tempo. Hoje, os adultos também utilizam esse tipo de tratamento para corrigir uma variedade de problemas na dentição, entre eles a mordida irregular, a rotação e o apinhamento dos dentes, espaços entre eles etc. No entanto, nessa fase da vida, o tempo de uso pode ser maior.

"Pacientes com dentição decídua, mista ou permanente jovem têm características diferentes dos pacientes adultos. Os adultos não apresentam crescimento ativo e suas expectativas em relação ao tratamento são definidas, ou seja, querem um tratamento rápido e que elimine suas queixas. O tratamento ortodôntico de pacientes adultos deve, portanto, utilizar uma abordagem direcionada, eliminando as queixas do paciente e estabelecendo uma relação oclusal fisiológica e estável", afirma a cirurgiã-dentista Ednara Mércia Fernandes.

Atualmente, existem dois principais tipos de aparelhos ortodônticos: os fixos e os removíveis. Os aparelhos fixos são utilizados na ortodontia corretiva, ou seja, quando o paciente normalmente já tem a dentição permanente completa. A sua função, nesse caso, é a correção da posição dos dentes nas arcadas dentárias.

Existem vários tipos de aparelhos fixos: metálicos (aço inoxidável), estéticos (policarbonato, cerâmicos policristalinos ou monocristalinos), linguais, autoligados metálicos e autoligados estéticos. Os bráquetes autoligados não precisam de ligaduras elásticas para segurar os arcos e prometem diminuir o tempo de tratamento ortodôntico e o número de consultas.

Além dos aparelhos fixos, os removíveis estão entre os mais utilizados. Eles, de uma maneira geral, são usados na ortodontia preventiva e interceptativa e possuem a finalidade de redirecionar o crescimento maxilomandibular em jovens ou expandir os arcos. Dentre esses aparelhos, podemos citar os aparelhos extrabucais, os intrabucais e os ortopédicos funcionais.

"Existem também aparelhos removíveis que são placas transparentes de acetato. Eles são utilizados para corrigir a posição dentária em adultos e indicados normalmente em casos mais simples", completa Ednara.

Publicidade