Índice deste artigo:

crianca-escova-dente

As crianças e os adultos compartilham de um problema em comum, a dor de dente, causada principalmente por traumatismos e pela temida cárie. Apesar disso, esse sintoma possui uma evolução mais rápida na infância devido a alguns fatores, entre eles a dentição decídua e o sistema imunológico, mais frágil nessa fase da vida.

"É importante esclarecer que os dentes decíduos, chamados "de leite", possuem menor espessura de esmalte e dentina, propiciando uma evolução mais rápida da lesão de cárie. Além disso, a criança possui um sistema imunológico menos amadurecido, o que também propicia essa evolução mais acelerada", explica a cirurgiã-dentista Karina Bonanato.

Quando a cárie evolui, ela pode levar a alterações na polpa do dente e formar um acúmulo de pus, que gera dor muito intensa. A única forma de eliminar essa dor é através da drenagem do abscesso, que pode inclusive ser feita pelo próprio organismo através do osso e da gengiva que sustentam o dente. Porém, é necessária a remoção do foco da infecção a fim de evitar outras complicações.

Segundo Karina, no caso das cáries, o índice de tratamento não é nem perto do aceitável, mas a situação é ainda pior nos traumatismos. "Quando uma criança leva um tombo ou bate com a boca, os pais normalmente procuram por atendimento médico, o que não irá resolver caso alguma estrutura dentária tenha sido afetada. Raramente eles procuram pelo odontopediatra e isso acaba acarretando maiores complicações, como a dor e a perda dos dentes envolvidos, inclusive os permanentes", ressalta.

Publicidade