Índice deste artigo:

limpeza-dentista

A higiene bucal é um hábito que nos é ensinado desde a infância, mas ainda assim são muitas as pessoas que deixam de tomar os cuidados necessários. Quando isso não é feito, uma porta de entrada para doenças é aberta, o que pode causar problemas simples ou até mesmo mais graves, como a perda de dentes.

Mesmo aqueles que tomam cuidados não estão livres de problemas dentais, como a placa bacteriana ou o tártaro. Por essa razão, visitas periódicas ao Cirurgiã-Dentista são recomendadas a fim de obter uma limpeza bucal mais completa, além, é claro, de uma orientação quanto à melhor forma de prevenção.

"A placa bacteriana é uma massa de micro-organismos que se adere a estruturas dentais e é a principal causadora das duas doenças mais prevalentes da cavidade bucal, como a cárie dental e a doença periodontal (gengivite e periodontite). Ela se forma pelo acúmulo de bactérias na superfície dentária, aderindo-se quimicamente ao esmalte dentário, sendo nutrida principalmente por açúcares fermentáveis, como a sacarose, no caso da cárie dental", explica o Cirurgidão-Dentista Vinicius Pedrazzi.

Na doença periodontal, há uma predominância de micro-organismos que se alimentam de proteínas (sangue, em especial), sendo ambas as placas causadas pela má higiene dental ou mesmo falta de higiene dental. No caso da cárie dental, a alimentação rica em carboidratos fermentáveis, em especial açúcares, é fator de alto risco quando cuidados de higiene dental não são tomados.

Com relação ao tártaro, também chamado de cálculo dentário, Vinicius ressalta que ele é formado a partir da cristalização da placa bacteriana por depósito de íons de cálcio. A partir daí, são formadas camadas sobrepostas (estratos), as quais sempre possuem uma camada superficial formada por placa bacteriana.

Entenda como a placa bacteriana e o tártaro podem prejudicar a sua saúde bucal e veja dicas para reduzir o impacto do problema na entrevista completa com o Cirurgião-Dentista.

Publicidade