Índice deste artigo:

escova-e-pasta-de-dente

O mau hálito costuma ser um problema muito incômodo, já que incomoda não só a pessoa que tem, mas também as pessoas ao redor dela, e você sabia que esse é um problema que atinge 30% da população brasileira, cerca de 50 milhões de pessoas? Ele é normalmente associado à falta de higiene, mas segundo especialista, o máu hálito pode ser sinal de que algo não está bem com a saúde. 

O presidente da Associação Brasileira de Halitose – ABHA –, Dr. Marcos Moura, explica que existem mais de 60 causas para a halitose, como é conhecido o mau hálito, e que, dessas causas, cerca de 90% estão relacionadas com problemas na boca, e variam desde cáries, problemas de gengiva, próteses mal adaptadas a problemas de saliva tanto de quantidade como de qualidade. "A saliva serve como um 'DETERGENTE BUCAL', eliminando e combatendo as bactérias que causam o mau hálito, então, se há algo errado com a saliva, isso pode ocasionar o mau hálito", diz ele.

Muitas pessoas relacionam o mau hálito com falta de higiene, mas, segundo o especialista, os problemas podem não estar relacionados. A halitose não é considerada uma doença, mas pode ser um sinal de que algo no organismo não está bem. Ela pode indicar doenças como diabetes, alguns carcinomas e algumas doenças reumáticas, por isso é preciso ficar atento e visitar o dentista regularmente.

A pessoa normalmente não percebe que tem mau hálito. Como então fazer esse diagnóstico? Dr. Marcos explica que inicialmente é sempre bom que a pessoa pergunte a alguém de sua proximidade (amigo ou parente) se essa pessoa percebe alguma alteração do hálito e, caso isso se confirme, é preciso procurar ajuda profissional. Somente um dentista capacitado em halitose e alterações dos padrões salivares vai poder concluir e fechar o diagnóstico, estipulando o tratamento adequado. "Cada caso é um caso, não existe regra, nem receitas milagrosas. Prevenir, toda a população deve fazer, já que o mau hálito é fisiológico, mas combater só com tratamento orientado por um profissional qualificado", diz ele.

Depois de diagnosticado, será estipulado o tratamento, que varia de caso pra caso. Um tratamento vai variar dependendo da causa e pode durar de 3 a 6 meses. Não existe cura milagrosa, nem produto que elimine de vez, o acompanhamento é fundamental para o sucesso do controle da halitose.

O especialista explica que para evitar o mau hálito é essencial fazer visitas regulares ao seu dentista, ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, ter uma dieta balanceada e evitar o estresse.

Publicidade