Índice deste artigo:

mochilas podem se transformar em vilãs para a saúde

Cuidados na hora de arrumar a mochila

Encapar os novos livros, arrumar os inúmeros lápis e canetas coloridos nos estojos, colocar nome nos cadernos, enfim, a lista de itens a cumprir quando o assunto é material escolar é imensa.

Na ansiedade pelo começo de um novo ano letivo e estrear o material escolar, as crianças costumam querer levar tudo de uma vez para a escola: caderno de Português, Matemática, Ciências, Desenho, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, livros... e, claro, acabam não usando todo esse material no mesmo dia.

Pois saiba que todas as crianças e adolescentes que carregam mochilas pesadas colocam a saúde em risco. Você sabia, por exemplo, que o excesso de peso em mochilas pode comprometer até mesmo o crescimento?

Isso mesmo. Quando usada com muito peso, a mochila pode ocasionar diversas lesões musculares, problemas crônicos de má postura e até levar a desvios posturais graves como a escoliose acentuada, por exemplo. Além disso pode provocar sérios problemas de crescimento ósseo, o que coloca em risco o desenvolvimento.

Publicidade