Índice deste artigo:

Dicas e receitas de doces para crianças diabéticas

Na maioria das vezes ao se diagnosticar uma criança ou adolescente diabético, devido à idade precoce e até falta de conhecimento dos pais, essa fase inicial se torna muito traumática.

Quando temos um diabético em casa é visível à transformação na rotina de todas as pessoas que convivem e participam da vida deste indivíduo. Toda dinâmica familiar é afetada, e quando o diabético é criança parece que a gravidade toma proporções ainda maiores. Mas como passarmos por todas estas transformações sem causar mais danos do que aqueles que realmente teremos que passar.

A primeira coisa que devemos fazer é conversar abertamente com o médico e tirar todas as dúvidas sobre o tratamento, tanto medicamentoso como dietético. Outro fator que ajuda bastante é colocar a criança a par da situação, fazer ela entender que ela precisa tomar insulina e fazer uma alimentação especial, pois ela é uma criança especial. Esconder os reais motivos de ela ter uma vida tão diferente da dos seus amigos só vai agravar a situação e deixa-la mais revoltada. Quando a criança entende que ela é diferente das outras e que não estamos simplesmente proibindo-a de comer ou de fazer algo que gosta, o tratamento segue mais facilmente.

A alimentação possui um peso grande no tratamento e controle do diabetes e sabe-se que pacientes que controlam melhor suas glicemias têm mais sucesso no retardo das complicações do Diabetes (ex: problemas de visão, problemas renais, doenças do coração). Mas como fazer este controle?

Primeiro passo respeitar os horários para se alimentar, comer a cada 3-4 horas evitando períodos prolongados de jejum e não pular nenhuma refeição (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia);

Fazer a escolha certa dos alimentos e evitar excessos de carboidratos como: pães, massas, biscoitos, bolachas. Para não errar na hora de montar uma refeição principal pegue um alimento de cada grupo alimentar, ex: carboidrato (pão, bolacha, biscoito, macarrão, arroz, batata), reguladores (verduras, legumes e frutas), protéicos (leite, derivados de leite, carnes, ovo).

Os açúcares devem ser substituídos por adoçantes artificiais e não devem ser consumidos doces. As frituras também devem entrar no controle e devem ser consumidas com bastante moderação.

Publicidade