Índice deste artigo:

criancas-cozinha

Todos aqueles que são pais e mães sabem que educar uma criança não é nada fácil. Nessa faixa etária, são criados os nossos primeiros hábitos e comportamentos, que na maioria das vezes são levados para toda a vida. Com a alimentação não é diferente, o que reforça a necessidade de oferecer desde cedo uma adequada educação alimentar.

"É importante [a educação alimentar] para que essa criança seja um adulto saudável, sem doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, cardíacas, renais, hepáticas, entre outras. Além disso, evita que, ainda na infância, ela desenvolva intolerâncias ou sensibilidades, em função do alto consumo de produtos industrializados", afirma a nutricionista Natália Baraldi.

Ainda segundo a especialista em nutrição, os conservantes, corantes, açúcares, entre outros componentes prejudiciais à saúde presentes em produtos industrializados, podem trazer consequências, como refluxos, dores de cabeça, mau rendimento na escola, dores de estômago, pressão alta, problemas hormonais, infecções de repetição, constipação, entre outros, contribuindo para uma diminuição da imunidade.

No que diz respeito à alimentação das crianças, uma dúvida frequente dos pais é sobre como fazer com que os filhos comam melhor, tendo em vista que muitos deles não aceitam bem os chamados pratos coloridos, como frutas, verduras e legumes. Porém, é necessário que os pais compreendam que esses alimentos são essenciais, por mais difícil que seja de serem aceitos.

"Cada cor do alimento indica uma vitamina/mineral ou um composto bioativo ou um antioxidante diferente. E como nós precisamos de todos eles todos os dias para que o nosso organismo funcione de maneira equilibrada e adequada para termos saúde, precisamos sempre de uma alimentação variada e colorida. A natureza nos proporciona tanta riqueza de nutrientes e nós, muitas vezes, acabamos não nos aproveitando disso", explica Natália.

E como fazer para trazer esses alimentos "coloridos" para a dieta das crianças? A resposta passa pela criatividade nas preparações, inclusive fazendo com que os filhos coloquem a mão na massa para ver como é divertido preparar coisas saudáveis.

Publicidade