Índice deste artigo:

crianca-teste-lingua

Cuidar da saúde de uma criança já nos primeiros meses de vida é de extrema importância, tendo em vista que, nessa fase da vida, alguns problemas já podem ser antecipados por meio de exames. Na fonoaudiologia não é diferente, já que a área também reforça a necessidade do diagnóstico precoce, evitando danos mais graves à saúde que poderão aparecer anos mais tarde.

"Desde os primeiros dias de vida de um bebê, a fonoaudiologia pode contribuir para diagnosticar, precocemente, patologias, assim como iniciar o tratamento adequado para cada caso. Desta forma, podemos evitar ou dirimir as consequências que poderão prejudicar essa criança no futuro", ressalta a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), Irene Marchesan.

Uma das formas de diagnóstico que ainda não é tão conhecida pelas mães é o teste da linguinha, uma avaliação simples do frênulo da língua para verificar se o mesmo está preso, dificultando a amamentação. O teste é simples, rápido, não dói e pode ser realizado por qualquer profissional da área da saúde que esteja habilitado para isso.

"Durante o teste, eleva-se a língua do bebê para verificar se o frênulo está preso muito próximo da ponta da língua. O teste é totalmente indolor e não tem necessidade de nenhum equipamento ou instrumento", explica Irene.

Publicidade