Índice deste artigo:

crianca-lendo-dislexia

A Dislexia de Desenvolvimento é certamente um dos diagnósticos que mais preocupam pais que veem seus filhos enfrentarem problemas na fase escolar. Esse tipo de transtorno de aprendizagem da leitura e escrita em nível severo afeta o reconhecimento das palavras e compromete, em maior ou menor grau, a compreensão da leitura, assim como interfere na produção textual e na escrita ortográfica.

"Outra característica definitiva dessa dislexia é a persistência do problema, apesar do tratamento adequado. O disléxico pode cursar a universidade, mas isso exige um considerável esforço próprio. Além disso, possui uma moderada evidência de origem genética e, diferentemente da dislexia adquirida, que surge após uma lesão cerebral, a Dislexia de Desenvolvimento já aparece nos primeiros anos escolares e persiste até a vida adulta", explica a pedagoga, fonoaudióloga e psicopedagoga clínica Sônia Moojen.

Por afetar um conjunto pequeno de alunos com problemas de aprendizagem na leitura e escrita com capacidade intelectual normal, vale lembrar que a Dislexia de Desenvolvimento é um problema raro, com prevalência de 1 a 20%, de acordo com a literatura. Ainda segundo a especialista, alguns pesquisadores englobam transtornos de aprendizagem da leitura e da escrita não persistentes dentro do espectro da dislexia e, por isso, os índices aumentam.

Saiba mais sobre esse tipo de dislexia e tire algumas das suas principais dúvidas sobre o tema.

Publicidade