Índice deste artigo:

bebe-comendo-papinha

Um estudo recente, divulgado pelo jornal British Medical, revelou que as papinhas produzidas industrialmente têm menos nutrientes e menor diversidade de sabor e de textura do que as feitas em casa. Além disso, o trabalho concluiu que a papinha pronta fornece, em média, apenas metade da energia e das proteínas em relação à caseira.

De acordo com a nutricionista Mariana Battaglin, ao consumirem papinhas prontas com menor quantidade de nutrientes, especialmente vitaminas e minerais, as crianças podem apresentar algum tipo de carência nutricional, ou seja, alguns componentes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento poderão ficar abaixo do recomendável para a faixa etária.

"Há alguns nutrientes de extrema importância para o desenvolvimento da criança, como, por exemplo, os minerais ferro e cálcio, além das vitaminas A, C e do complexo B. O que garante que os mesmos estejam presentes na alimentação é diversificar os tipos de alimentos utilizados durante o preparo das papinhas", explica Mariana.

A pesquisa sobre alimentos industrializados para bebês, realizada na Universidade de Glasgow, analisou 479 produtos entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011 no Reino Unido. Do total das amostras, 364 eram papinhas e mais da metade delas, 65%, eram doces.

"Uma dica importante no preparo de uma papinha é intercalar as cores dos vegetais, bem como das fontes energéticas (arroz, batata e macarrão) e dos alimentos proteicos, essenciais para o crescimento (carnes magras e ovos). Dessa maneira, garantimos a diversidade de nutrientes nas papinhas e incentivamos a criança a conhecer os diferentes tipos de sabores e texturas dos alimentos", recomenda a nutricionista.

Confira a entrevista completa e saiba quais cuidados devem ser levados em consideração no preparo da alimentação para os bebês, mais especificamente em relação às papinhas.

Publicidade