Cafeína pode reduzir fertilidade em mulheresA cafeína pode reduzir a atividade muscular das trompas, que levam os ovos contidos no ovário até o ventre da mulher. Este foi o resultado de uma pesquisa realizada em ratos na Faculdade de Medicina da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, e publicada no Jornal Britânico de Farmacologia.

Os óvulos humanos são muito pequenos e precisam viajar para o útero para que uma mulher tenha uma gravidez bem-sucedida. Porém, ainda sabe-se muito pouco sobre como os ovos se movem através dos tubos musculares uterinos. Ao estudar os tubos em camundongos, o professor Sean Ward e sua equipe descobriram que a cafeína inibe o funcionamento normal de algumas células nas paredes do tubo, prejudicando o movimento do óvulo em direção ao útero. “Isso oferece uma explicação sobre por que as mulheres que consomem muita cafeína, muitas vezes, demoram mais para engravidar do que aquelas que não consomem”, afirma Ward.

O benefício desta descoberta, segundo Ward, não se resume apenas a ajudar as mulheres com dificuldade para engravidar. “Uma melhor compreensão da forma que as trompas trabalham vai auxiliar os médicos a tratarem inflamações pélvicas e doenças sexualmente transmissíveis com mais eficácia”, explica. Além disso, a descoberta pode ajudar a compreender as causas da gravidez ectópica, quando os embriões ficam presos e começam a se desenvolver dentro do tubo de falópio da mulher.

 

 

Fonte: British Journal of Pharmacology

 

 

Publicidade