cranberry e infecção urináriaA ação do cranberry na prevenção da infecção urinária vem sido estudada por diversos cientistas durante anos. No entanto, pessoas se perguntam se consumir essa frutinha vermelha in natura teria o mesmo efeito que ingerir cápsulas com os elementos necessários para esse fim. Um novo estudo realizado por pesquisadores do Instituto Politécnico Worcester (WPI) ajuda a responder essa pergunta.

Após pesquisas realizadas em laboratório, o resultado mostrou que o suco de cranberry é muito mais eficaz na prevenção da infecção urinária do que o extrato de proantocianidinas, os flavonóides encontrados na fruta.

“O que mostramos nessa pesquisa é que a capacidade do suco de cranberry em prevenir infecções urinárias é mais complexa do que pensávamos”, afirma Terri Camesano, professor de engenharia química da WPI e principal autor do estudo. “Por um tempo, pensava-se que as proantocianidinas causavam essa ação, mas os dados mostram que elas não são a solução do problema”, explica.

Apesar dos mecanismos de ação da fruta ainda não ser totalmente compreendida, o estudo, segundo os autores, mostra que o suco de cranberry é melhor para inibir o desenvolvimento de infecção do trato urinário do que cápsulas e extratos da fruta.

 

Fonte: Worcester Polytechnic Institute

Publicidade