Índice deste artigo:

Conheça alguns benefícios do Método Pilates para a saúde da mulher

No que consiste o Método Pilates?

É um método que visa melhorar a consciência corporal, equilíbrio, flexibilidade, força e condicionamento físico, realizando os exercícios com concentração, controle e precisão. Os movimentos, durante os exercícios, devem ser realizados de forma lenta e harmônica e sempre associados aos movimentos respiratórios.


Quais são os benefícios que a prática dessa técnica pode trazer à saúde da mulher na sua fase adulta?

Os benefícios para a mulher na fase adulta são diversos, entre eles: fortalecimento muscular e articular, melhora da flexibilidade corporal, bem como da postura, do equilíbrio, da coordenação, consequentemente trazendo uma melhor qualidade de vida.

 

E após a menopausa? Quais podem ser as vantagens?

Além dos benefícios citados anteriormente, o Método Pilates pode ajudar também na concentração, trazendo a melhora da atenção, já que um dos princípios do método é a concentração, ou seja, os exercícios devem ser realizados com total concentração, atenção, para perceber o movimento, sentir o que está alongando e o que está sendo fortalecido. Na menopausa, uma das queixas é o déficit de atenção e com o Método Pilates é possível obter melhoras.

 

Existe alguma contraindicação do Pilates para mulheres?

A contraindicação é se houver dor. Nesse caso é importante que investigue o que está causando a dor e a trate. Cessando os sintomas da dor, pode praticar o Método Pilates.

 

É normal sentir dores após a prática do Pilates? Existe alguma forma de amenizá-las?

O Pilates trabalha o alongamento e a força muscular, mas em diferentes níveis. Nível básico, intermediário e avançado. Para quem está começando e não está acostumado com atividade física, iniciará no nível básico, no qual os exercícios são mais fáceis. Além disso, em qualquer nível, os exercícios são feitos de acordo com a capacidade de cada praticante. Portanto, a prática do Pilates normalmente não gera a dor.

Publicidade