Índice deste artigo:

homem-espelho

Voz grossa, formação de espermatozoides, crescimento de pelos e função erétil: essas são algumas das principais características masculinas pelas quais a testosterona é responsável, além do crescimento da massa muscular e por auxiliar na força. Mas, afinal, como o hormônio é produzido pelo corpo dos homens?

"A testosterona é produzida através de um eixo conhecido como hipotálamo-hipófise-testículo. Nos testículos, a testosterona é produzida por células conhecidas como células de Leydig. Do total da testosterona circulante, 98% está ligada a proteínas conhecidas como SHBG e albumina, o que conhecemos como testosterona total, e apenas 2% da testosterona está em sua forma livre, a testosterona livre", explica Marcelo Rodrigues, especialista em fisiologia do exercício.

Ainda que esteja presente em todos os homens, a testosterona aparece em diferentes níveis de acordo com o indivíduo, sendo a idade o principal fator de influência. A partir dos 30 anos, o homem pode apresentar uma redução de até 1% do nível do hormônio, mas é a partir dos 65 que a redução se torna mais expressiva.

"Além da idade, outros fatores, como obesidade, sedentarismo e doenças cardíacas, podem precocemente modificar os níveis de testosterona", completa Marcelo.

Publicidade