Índice deste artigo:

homem-serio

Todo homem com mais de 40 anos de idade certamente irá ouvir falar um dia da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Esse tipo de ocorrência, que consiste no aumento do tamanho da próstata em decorrência da idade, atinge todos os homens, mas não necessariamente causará problemas, segundo o médico urologista Nelson Dip.

"A média de aumento prostático é de 6 a 10 gramas por década de vida. Esse crescimento também reflete um aumento proporcional nos valores do PSA, um exame de sangue específico realizado para avaliar algumas doenças da próstata. O aumento da próstata só causará problemas se promover a obstrução ou fechamento do canal da urina, gerando dificuldades para o homem urinar", explica.

Para tentar explicar o crescimento da próstata depois de uma determinada idade de vida do homem, existem várias teorias. De acordo com Nelson, a que melhor explica é a que defende que o aumento se dá pela ação da testosterona sobre as células prostáticas, que possuem uma maior sensibilidade ao hormônio masculino após os 40 anos de idade.

"Não existe até o momento nenhuma relação entre o crescimento prostático e o fumo, consumo de álcool, obesidade, vasectomia ou dieta. Outro dado que solidifica essa teoria é que pesquisas feitas com ratos castrados demonstram que a HPB não ocorre", completa.

Tire outras dúvidas sobre o assunto e saiba mais sobre o novo tratamento aprovado recentemente pelo Conselho Federal de Medicina, a embolização das artérias da próstata.

Publicidade