Índice deste artigo:

PneumoniaNo período do verão e com as temperaturas cada vez mais altas, ocorre um aumento do uso de sistemas de ar-condicionado. Estes equipamentos, quando não higienizados corretamente, e sem a manutenção adequada, são importantes abrigos de germes como a Legionella que pode provocar pneumonia.

Além das bactérias presente nos aparelhos, outros causadores de pneumonias frequentes são o pneumococo Haemophilus influenzae, mais comum em fumantes e portadores de DPOC; a Klebsiella e enterobactérias, presentes nos intestinos.

O grande responsável pelas pneumonias mais graves, bem como pela recente pandemia da gripe A-H1N1, é o vírus Influenza. De acordo com o pneumologista, não existe uma forma totalmente eficaz de se prevenir a pneumonia. Manter bons hábitos como alimentação saudável, atividade física e repouso adequado são fundamentais para um bom equilíbrio do sistema imunológico e contribuem com a prevenção de quaisquer doenças.

A maneira mais adequada para prevenção contra o risco de morte por pneumonia é a vacinação anual contra a gripe, uma vez que uma doença está relacionada à outra. Em idosos, a vacinação reduz cerca 50% a mortalidade por doenças respiratórias quando comparados aos não vacinados. Em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquite e enfisema pulmonar, a redução chega a 70%”, afirma dr. Mauro Gomes, presidente da Sub-comissão de Infecções Respiratórias e Micoses da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Publicidade