Índice deste artigo:

queda e terceira idadeNo dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia do Idoso. Segundo dados do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - existem hoje no país aproximadamente 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Até 2025 estima-se que essa população esteja em 30 milhões de habitantes e que representarão cerca de 13% da população.

Com o crescimento no número de idosos no Brasil, muito tem se falado em alimentação saudável e cuidados com a saúde dessa população. Hoje há uma grande conscientização sobre a prática da atividade física na terceira idade, porém nessa fase os músculos ficam mais frágeis e por isso são comuns as quedas. No indivíduo sedentário ocorre após os 60 anos uma importante redução da força nos membros inferiores, com diminuição da velocidade de andar e da capacidade de se defender dos desequilíbrios, aumentando a incidência das temidas quedas e fraturas, fator que representa o declínio da saúde dos idosos e marcador de grande fragilidade. O exercício bem dosado e supervisionado pode reverter esta perda de força, protegendo o idoso destes acidentes.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5 a 10% da população com idade acima de 60 anos sofre algum tipo de acidente doméstico grave. A falta de condicionamento físico também compromete a realização de tarefas simples do cotidiano como se vestir, brincar e cuidar dos netos.

Para evitar os riscos de quedas são necessários cuidados simples, que facilitam a vida do idoso como pisos antiderrapantes, corrimões, rampas de acesso, entre outros. Outro fator importante é a altura e tamanho dos móveis. Os objetos de maior uso devem estar ao alcance do idoso, bem como cadeiras, poltronas e camas precisam ser de fácil acesso e contarem com apoios para os momentos de levantar, sentar e deitar.

Publicidade