Índice deste artigo:

Hipertensão arterialUm mal que atinge boa parte da população – e se não for tratado pode causar sérias complicações –, a Hipertensão Arterial Sistêmica, ou popularmente conhecida como pressão alta, representa um dos principais fatores de risco cardiovascular. A hipertensão arterial explica 40% das mortes por acidente vascular cerebral e 25% daquelas por infarto do miocárdio.

A patologia também pode causar outras complicações, como insuficiência renal, insuficiência cardíaca e perda da acuidade visual. Além disso, a mortalidade por doenças cardiovasculares aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial, a partir de 115 x 75 mmHg.

Diversos fatores podem levar à doença, uma vez que a pressão arterial sobe linearmente com a idade, atingindo mais de 60% das pessoas idosas. As principais causas são as dietas ricas em sal, sedentarismo e obesidade, além da genética individual. Outros fatores potencialmente reversíveis também podem levar à hipertensão, como o uso de anti-inflamatórios, anticoncepcionais, problemas de tireoide e abuso de álcool.

Publicidade