Índice deste artigo:

Pele e cabelo dos idososPor que a pele envelhece?

O envelhecimento da pele acontece como em todos os outros órgãos, é um processo fisiológico ao qual todas as pessoas estão sujeitas. O envelhecimento programado é o mais belo que pode acontecer na pele, aquele que é esperado, porém que foi moldado para ser saudável.

 

O processo de envelhecimento da pele é apenas devido à genética da pessoa? Ou fatores externos como raios solares e o uso de tabaco também influenciam no envelhecimento?

Sim, o envelhecimento cutâneo depende muito dessa associação de vários fatores, como o genético, que conta praticamente 50% desse total, e os outros fatores, que antecipam o envelhecimento, como, por exemplo, a radiação solar, que em excesso desencadeia o surgimento precoce de rugas, manchas, flacidez e redução da elasticidade da pele. Além disso, o tabagismo acarreta sinais clássicos de envelhecimento, como escurecimento da pele e piora das manchas, além de provocar a formação de vários ativos oxidantes que desencadeiam o envelhecimento precoce.

 

Como são formadas as rugas? Por que elas aparecem?

As rugas surgem após a fratura da pele, que acontece com o envelhecimento fisiológico natural. Existem vários fatores externos que podem facilitar o surgimento dessas rugas, como, por exemplo, a radiação solar, que precipita o surgimento dessa quebra da pele. O que diferencia uma ruga mais profunda de uma mais superficial é o nível em que essa fratura acontece. Se for no nível da epiderme, que é a camada mais superior, a ruga é mais superficial, sendo mais fácil seu tratamento e sua prevenção para não evoluir para uma ruga mais proeminente.

 

Como é a pele do idoso?

A pele de uma pessoa mais idosa apresenta algumas características específicas, como, por exemplo, a camada de gordura está reduzida, as fibras elásticas estão em menor número, facilitando a flacidez da pele, e ainda apresenta um aspecto mais fino, que é determinado pela diminuição de todas as camadas da pele, deixando-a mais friável.

Publicidade