Índice deste artigo:

Maneiras de prevenir a osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa que causa dores nas costas e pescoço e pode levar a fraturas nos ossos. A doença é mais comum em mulheres, principalmente após a menopausa. Por ser silenciosa, tomar medidas preventivas contra a osteoporose é o melhor caminho. E não pense que apenas o cálcio fortalece os ossos. Veja alguns outros meios de prevenir esta doença!

Comece cedo

Se você sabe que tem chances de ter osteoporose, comece a combatê-la precocemente. Ana Lúcia Vilella, geriatra do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, afirma que pessoas com casos na família são mais susceptíveis a desenvolverem a doença. “As mulheres que são filhas de mulheres portadoras de osteoporose têm mais chance de apresentar a doença”, explica.
A raça caucasiana apresenta mais prevalência de osteoporose, assim como pessoas muito magras. “O metabolismo que envolve a gordura corporal protege os obesos da osteoporose”, comenta Ana Lúcia.

Exercite-se

O exercício é uma das principais formas de prevenir a osteoporose. “Ele estimula a regeneração óssea”, pontua.
Ana Lúcia explica que com o avanço da idade a absorção de cálcio pode diminuir. “Existem alimentos e hábitos que interferem no metabolismo ósseo e/ou na absorção de cálcio, como a cafeína, o tabagismo e medicamentos como o corticoide e anticonvulsivantes”, comenta.  Veja algumas dicas de alimentação para prevenir a osteoporose:

Publicidade