Índice deste artigo:

Transtorno bipolar em idosos pode ser controlado com o tratamento adequado

O transtorno bipolar é uma doença que acomete pessoas de todas as idades, mas que apresenta sintomas diferentes, principalmente nos idosos. Apesar de não haver cura, o problema pode ser controlado, desde que o diagnóstico seja adequado e o tratamento respeite as particularidades da idade. Saiba um pouco mais da doença com os esclarecimentos do Dr. Fernando Kratz Gazalle, sócio-fundador da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB).

O que é o transtorno bipolar?

É uma doença crônica, caracterizada por alternância de episódios de humor, indo da depressão, que é composta de sintomas como tristeza, perda de prazer, falta de energia, alterações de sono e apetite, à hipomania ou mania, que se caracteriza por sintomas como euforia, agitação, insônia e ansiedade.

 

Existe diferença entre o transtorno manifestado em idosos e em adultos ou crianças? Se sim, poderia diferenciar estas manifestações?

Sim. Nas crianças parece se apresentar de forma atípica. Humor irritável com "tempestades afetivas" são mais frequentes do que euforia, o curso da doença é mais crônico do que episódico e sintomas mistos com depressão e mania são mais comuns.

Em adultos os episódios de humor tendem a ser mais distintos e os sintomas clássicos mais facilmente identificados.

O transtorno bipolar de início tardio (após os 50 anos) tem sido associado a doença concomitante neurológica, ausência de história familiar e maior frequência de apresentação psicótica.

Publicidade