Índice deste artigo:

catarata-cirurgia-idoso

A catarata é uma doença ocular que acomete cerca de 45 milhões de pessoas no mundo, sendo responsável por 48% dos casos de perda de visão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerada também a principal causa de cegueira reversível, ela acomete pessoas de todas as idades.

No Brasil, estima-se que anualmente surjam 552 mil novos casos da catarata. Apesar de ser mais comum nos idosos, (75% das pessoas com mais de 70 anos), ela atinge também crianças e responde por até 40% de todas as causas de cegueira (catarata congênita), além de atingir um em cada 250 recém-nascidos. Neste último caso, a doença pode estar relacionada com doenças infecciosas contraídas na gestação, como sífilis, rubéola e toxoplasmose.

Antes de entender o que é a catarata, é importante falar sobre o cristalino, estrutura atingida pela doença. "A função [do cristalino] é permitir que os raios entrem no olho e sejam focalizados na retina. Ele faz essa luz entrar e ser focalizada para todas as distâncias, seja para longe ou para perto. Essa focalização se chama acomodação", explica o oftalmologista Armando Crema, presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares.

Na catarata, o cristalino vai perdendo a transparência e fica opaco, impedindo que a entrada da luz seja ideal. No entanto, não é somente o envelhecimento natural que é responsável por essa opacidade. "Tem outras causas de catarata, além do envelhecimento, como a exposição à luz solar, que pode aumentar a incidência. Além disso, ela também pode estar relacionada a traumas químicos e físicos, algumas doenças sistêmicas, como diabetes, e algumas medicações, como cortisona", completa Armando.

Dentre os principais sintomas da catarata, o paciente começa a sentir a sua visão piorando muito, com as cores ficando amareladas e o contraste vai diminuindo gradativamente. Nesse caso, ao serem detectados os primeiros indícios, é recomendado que a pessoa procure um especialista para exames mais detalhados.

Publicidade