Índice deste artigo:

idoso-chapeu-oculos

Os cuidados com a higiene em todas as fases da vida são importantes por uma questão de saúde. Na terceira idade não é diferente, visto que tais cuidados tornam-se ainda mais necessários devido a algumas particularidades comuns a essa fase da vida. Um bom exemplo é o uso das fraldas geriátricas, um produto voltado especialmente para esse tipo de público.

Em comparação com uma fralda infantil, a fralda geriátrica possui maior quantidade de materiais absorventes, já que são maiores estruturalmente e recebem mais urina ou fezes durante a eliminação. Na sua maioria, são feitas de algodão e tecido e sua diferença funcional incide do grau de incontinência, que pode ser leve, moderado ou pesado (FADER, 2008).

"A indicação deve ser realizada com prévia avaliação singular e criteriosa do idoso. As possíveis indicações advêm de três características fundamentais: idosos com restrição motora ou déficit de mobilidade, idosos com déficits cognitivos (memória) e idosos com episódios de incontinência urinária e/ou intestinal, estes com incapacidade para o autocuidado", explica a enfermeira Rosimere Santana.

Nos idosos, a determinação da frequência das trocas das fraldas não é bem definida. Habitualmente, ela é realizada pela demanda espontânea, quando ocorre a eliminação urinária e/ou intestinal. No entanto, devem ser considerados também outros aspectos, como a frequência das eliminações, o uso de produtos adjuvantes (absorventes, pomadas ou emoliente), limpeza da região perineal, tipo e tamanho da fralda utilizada.

Publicidade