Índice deste artigo:

idosa-sorrindo

A expectativa de vida nos países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentou, as pessoas estão vivendo cada vez mais e, por conta disso, uma área da odontologia tem crescido também: a odontogeriatria, que cuida especificamente da saúde bucal da terceira idade.

O especialista em odontogeriatria Dr. Fernando Montenegro explica que a boca faz parte do corpo humano e que todos os sistemas são interdependentes. Se a pessoa tem um problema bucal, isso pode refletir em todo o organismo, por isso a saúde bucal é muito importante. "A inter-relação de problemas bucais com doenças cardiovasculares, com diabetes, com pneumonia aspirativa, com problemas estomacais é cada dia mais discutida na literatura científica e comprovada na prática clínica com pacientes mais velhos, ainda mais quando estes se encontram acamados ou em UTIs", explica ele.

Além da questão da saúde do organismo, tem também a relação com a autoestima. "Ter dentes em bom estado, ou então usar próteses adequadamente adaptadas, garante que a pessoa possa mastigar os alimentos com os melhores nutrientes, além de ter uma boa aparência, o que vai mantê-la na sociedade", diz ele.

Publicidade