Índice deste artigo:

Mentira na sociedadeA mentira faz parte da experiência de todos os seres humanos. Em uma grande parte das vezes somos vítimas dela nas situações cotidianas, como nas compras que realizamos ou nas situações laborais. Outro cenário é sermos protagonistas da mentira, contando algumas lorotas aqui e ali. Em todos os casos, é impossível viver sem contato com a mentira.

Nesse contexto, é importante entender que nem todas as mentiras que enfrentamos têm alto poder destrutivo. A mentira na qual devemos prestar muita atenção é aquela que é produzida para nos causar prejuízos. Felizmente, não estamos sujeitos a esse tipo de engano com muita frequência e, se estamos, podemos tomar algumas medidas para diminuir os riscos que corremos.

No entanto, os estudos científicos mais recentes nos indicam que 15% das pessoas possuem uma habilidade especial para não deixar transparecer os sinais clássicos da mentira. Esse é um dado significativo para ficarmos alertas e procurarmos reduzir os comportamentos que podem contribuir para que alguém seja enganado, como, por exemplo: adquirir bens sem ter as informações suficientes ou obtê-las apenas de uma fonte; acreditar na fantasia de que nunca será enganado; agir de impulso e motivado pela ganância ou vaidade, somente para citar alguns.

Publicidade