Índice deste artigo:

Tiques nervosos podem se agravar se não forem tratados

Na década de 80, a banda Magazine, liderada por Kid Vinil, já cantava "Tic Tic Nervoso" e fazia grande sucesso nas rádios brasileiras devido ao seu ritmo contagiante. No entanto, quando pensamos no tique nervoso como distúrbio, logo ele é visto de maneira negativa ou depreciativa pelas pessoas, principalmente por se tratar de um comportamento que causa estranheza e chama a atenção de todos que passam pela rua.

 

Caracterizado por grunhidos, tremeliques, espasmos bruscos, estalidos com a língua, entre outros comportamentos que tendem a mudar com o tempo, o tique nervoso é um movimento estereotipado que pode acontecer em muitas crianças e adolescentes, mas que na maioria das vezes desaparecem depois de algum tempo. Se por um lado ela causa riso e até sustos para quem vê, por outro pode ser motivo de sofrimento para quem tem o problema, que nem ao menos pode controlá-lo, pois se trata de movimentos involuntários.

Segundo o médico e doutor em neurologia e neurociências Pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Henrique Ballalai Ferraz, existe uma distinção clara que deve ser feita entre o tique nervoso e a síndrome de Tourette. "Tourette é uma doença que cursa com tiques motores e vocais que vão mudando de padrão ao longo do tempo e raramente os tiques desaparecem nesta doença. Em síntese, ter tique nem sempre significa ter síndrome de Tourette, mas todo paciente com Tourette tem tique", explica.

Com causas desconhecidas, mas que podem estar ligadas a uma predisposição genética, a síndrome de Tourette tem diagnóstico essencialmente clínico, ou seja, é feito apenas pelos sintomas. Para o Dr. Henrique Ballalai, alguns pacientes podem apresentar outros sintomas além dos já citados. "Alguns pacientes, além dos tiques motores e vocais, podem ter transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sintomas obsessivos compulsivos e compulsão a proferir palavras e gestos obscenos", salienta.

Publicidade