Índice deste artigo:

Tire suas dúvidas sobre a doença neurológica do ator Guilherme Karan

Uma triste notícia envolvendo o ator Guilherme Karan deixou muitos brasileiros entristecidos no último mês de abril. Segundo informações do pai do ator, concedidas em entrevista ao jornal Extra, Guilherme sofre com uma rara doença neurodegenerativa denominada Machado-Joseph e que afeta parte do cérebro responsável pelo equilíbrio. Ainda de acordo com o familiar, Karan estaria com depressão devido à sua atual condição, que o afasta da TV desde 2005, ano do seu último trabalho.

Se você quer mais informações sobre a doença, suas causas e sintomas, confira a entrevista concedida ao Idmed pela neurologista Eliana Meire Melhado, doutora em Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


O que é a doença de Machado-Joseph e o que ela provoca no organismo do indivíduo?

A doença de Machado-Joseph ou ataxia Espinocerebelar do Tipo 3 é uma doença neurodegenerativa autossômica dominante que leva a um acometimento principal de uma parte do cérebro que chama cerebelo e que é responsável pelo equilíbrio ao andar e manter a postura, provocando ataxia, ou seja, um distúrbio importante no equilíbrio.

 

Trata-se de uma doença rara ou ela ocorre com frequência?

Trata-se de uma doença rara. A incidência varia entre 1 e 3 casos para 100.000 habitantes por ano. Foi identificada em Portugal nos anos 70. Na ilha das Flores, arquipélago de Açores em Portugal, chega a 1 para 140 habitantes. Em descendentes portugueses que moram nos Estado Unidos da América, a incidência é de 1 para cada 4000 habitantes. A idade de acometimento varia entre os 5-10 anos até 72 anos com média de apresentação aos 30 anos de idade. É genética autossômica dominante, portanto o descendente de um dos pais com a doença tem 50% de chance de desenvolver o distúrbio.

Publicidade