Índice deste artigo:

Transtorno bipolar

O que é o transtorno bipolar? Quais os sintomas?

Transtorno bipolar é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza pela presença de episódios eufóricos (também chamados maníacos) alternados com episódios depressivos e períodos livres de sintomas. Durante os episódios eufóricos, a pessoa com transtorno bipolar tem, persistentemente, atitudes, comportamentos e/ou sentimentos diferentes do seu habitual.

O humor fica “pra cima”, ele (ou ela) sente-se alegre além da conta, excessivamente otimista e autoconfiante. A pessoa fica muito agitada, não pára quieta, sente-se com muita energia e disposição e passa a assumir diversos compromissos e atividades ao mesmo tempo; dorme pouco, podendo passar noites em claro, e ainda assim, no dia seguinte, continua sentindo-se muito disposta, como se tivesse dormido a noite toda. A autoestima fica muito elevada, a pessoa se sente grandiosa, o raciocínio fica mais claro e aguçado e vem a sensação de que os pensamentos estão “correndo” na cabeça. Novas idéias e projetos surgem em abundância, ela torna-se mais falante, fica “tagarela” e, às vezes, a fala é tão rápida e abundante que torna o diálogo muito difícil.

O interesse no que está à sua volta aumenta. A pessoa se distrai tão facilmente, que às vezes torna-se difícil a concretização dos inúmeros projetos que iniciou, uma vez que uma nova idéia, atividade ou algo em torno já chama a sua atenção, fazendo com que o projeto, atividade ou idéia anterior seja abandonado(a). O interesse sexual também aumenta, a pessoa pode ficar mais paqueradora e assumir um comportamento sexual mais ativo, às vezes promíscuo. Ela pode vestir-se de forma mais exuberante, com roupas coloridas, muitos adereços e maquiagem exagerada. Nas fases de euforia, assim como o humor pode ficar “pra cima” , também pode ficar predominantemente irritado, e ao invés de alegre além da conta, a pessoa pode ficar impaciente, “com o pavio curto”, discutindo e brigando facilmente.

Publicidade